sábado, 11 de maio de 2013

VALORES EUROPEUS NA GUINÉ-BISSAU




Os principais culpados de todas as calamidades na Guiné-Bissau são os europeus e seus súditos - "os nossos representantes". os antigos exploradores, isto é, os atuais, que nunca deixariam os governos africanos pensassem por si mesmos. Tudo que vivemos hoje, na África, Guiné-Bissau em particular é proveniente da Europa: música, esporte, modelo da justiça, educação, o modo de pensar, a religiosidade, etc. Todos esses valores são importados, tomados como os valores nacionais. Valores que nada têm a ver com a realidade guineense. De forma geral, a triste situação que o povo africano está vivendo ainda, é que, depois da "independência", os europeus colonizadores assassinaram todos: os grandes e inteligentes dirigentes africanos. Assim sendo, mandaram educar em suas universidades, sob a lógica de seus interesses, os podres, hoje auto-proclamados dirigentes africanos, que criam, com apoio indireto dos próprios europeus, os tumultos no país como bem entender, mas, mesmo assim, são chamados dos intelectuais. Para mim, o intelectual é aquele que luta incansavelmente, sem abaixar a cabeça, para afirmar seus valores. O intelectual não se faz pela soma dos diplomas, e muito menos se faz pela lei decoreba, ou seja, os consumidores dos valores ocidentais sem pingo de reflexão. É tão lamentável, e muito. Depois da "independência," os europeus criaram cães para nos "proteger", assim que chegaram ao país, não sobrou ninguém que não sentiu cheiros desses cães pela cidade, com as gravatas dançando nos ventos, gabando-se de todo-poderosos. Esquecendo de que o único ser que pode ser considerado esse todo-poderoso é aquele que pensa e pratica o bem, e mais ninguém. 
E, não se esqueça a este: o céu é a sua cabeça. É nela que se encontra tudo. Todos os valores que você foi dado como a verdade absoluta: o inferno, a glória, demônios, deus e deuses, etc. Caso você pensasse que tudo é externo de você, então, está-se enganando a si mesmo. Nada está em lugar nenhum, a não ser na sua cabeça.
Professor e escritor, Marcelo Aratum.   

aratum22@yahoo.com.br

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA

Minha foto
Seja bem-vindo ao blogger das minhas obras literárias. Também, neste blogger, reflete sobre a realidade africana que se resume no contexto da Guiné-Bissau.

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA