sexta-feira, 21 de junho de 2013

“IDEPENDÊNCIA DA GUINÉ-BISSAU”

“INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ-BISSAU”

Lá vem 24 de Setembro.

24 de Setembro de 1973. 24 de setembro de 2013. Quarenta anos da Independência. Independência sim, sim, sim. Guiné-Bissau hoje é um país absolutamente independente, ou seja, não depende de ninguém para se caminhar: tem uma justiça própria, a lei própria. Nunca se deixa que as ordens externas se interfiram nos assuntos internos. Os guineenses sempre conseguem resolver seus problemas por si só.

Tem uma democracia sólida, que ocorre sem problema algum. Os políticos são hiper civilizados. O derrotado nas urnas sempre aclama suas derrotas publicamente. Ainda vem esta, durante o processo eleitoral, não é o exterior que revela o vencedor ou o vencido, mas, sim, a Comissão Nacional das Eleições. Um país independente.

Economia?! Esse, sim. É uma das instituições que segura a independência da Guiné-Bissau. A prova evidente disso está bem visível durante as eleições. Ou seja, os guineenses nunca precisam de dinheiro de ninguém para organizar as eleições e eleger os seus representantes. Um país independente.

Tudo isso demonstra que um país é INDEPENDENTE. Guiné-Bissau é independente sim. Nesta data, não precisa fazer luto ou marcha contra “nada”. Mas, precisa-se festar. Mostrar ao mundo que sabemos festar. Mostrar ao mundo que somos um povo alegre, claro, o nosso estigma. Parabéns à Guiné-Bissau. Continue frutificando esta sua independência. 

Escritor Marcelo Aratum 
aratum22@yahoo.com.br

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA, Escritor Aratum conversando com grande estudioso angolano, Gabriel Winner.















































































































































Nenhum comentário:

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA

Minha foto
Seja bem-vindo ao blogger das minhas obras literárias. Também, neste blogger, reflete sobre a realidade africana que se resume no contexto da Guiné-Bissau.

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA