quarta-feira, 23 de maio de 2012

 ANÁLISE DO LIVRO NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA PELO PROFESSOR E ESCRITOR: HÉLIOS J. RODRIGUES

Comentário do livro: NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA, do escritor guineense, MARCELO ARATUM


Era numa tarde de verão, o sol estava se pondo, parecendo que levava consigo as lágrimas minhas.” Escritas essas primeiras linhas, podemos imaginar a dimensão que se impregna nessa narrativa na medida em que o autor se apropria de uma linguagem que promete dar à obra uma leitura de “longo alcance”, isto é, uma leitura que propõe, por parte do leitor, alta reflexão numa visão cravada às palavras que se alinham com uma sequencia de ideias para o ato narrativo a cada trecho em que o raciocínio do escritor se finda. Narrativa que nos faz situar a uma época não tão longínqua, mas distante da realidade em que fazemo-nos presentes em choque com aquela que nos impressiona do início ao fim pelo modo como o autor aborda o tema do enredo através de uma personagem buscada num mundo conturbado onde há uma luta travada entre o poder e a massa dos oprimidos, personagem essa que se molda em um indivíduo vivente num ambiente de condições precárias. Personagem-narrador ou narrador-protagonista como bem adequar o termo, inspirada numa mulher de origem humilde que não tem conhecimento de letras e pobre, mas porta um alto senso crítico do mundo que a circunda, Nhá Dona Badjudessa.

A ESTRUTURA DO LIVRO

Por meio dessa figura notória, o leitor se situará de uma realidade drástica e desumana para com a classe baixa, a chamada massa popular, vista como uma espécie de base que sustenta os pilares da oligarquia. Para relatar essa época de incessantes conflitos entre os poderosos e os oprimidos, o livro é dividido em três partes que compõem o segundo momento, cada parte subdividida em capítulos para o discernimento do enredo. São elas: Primeiro JulgamentoSegundo Julgamento e Julgamento Final. Mas o início da obra se dá no primeiro momento, Momentos de Lembranças e Reflexão, composto por cinco capítulos, o começo, a introdução de uma história em que as primeiras personagens ganham destaque à medida que a narradora-protagonista revela traços peculiares da índole de cada um que ela vem a nos apresentar.

TESTEMUNHA VIVA

O Escritor Marcelo Aratum faz uma volta ao passado do tempo atual para relatar em minúcias a rotina da época em que o colonialismo assoprava-se pelos quatros cantos do país de Guiné-Bissau. De um lado, as diversas faces do poder que imperava de forma ditatorial sobre um povo que buscava refúgio ao silêncio, de outro, esse mesmo povo, com anseio de clamar por uma independência aquém daquela que romperia as correntes que aprisionam as mentes das pessoas.Em meio a esse motim que se ecoava dos sons produzidos pelas armas de última geração importadas, das mãos dos comparsas dos poderosos, contrastando-se aos gritos da multidão pelas ruas. Eis que aponta, Badjudessa, a protagonista dessa estória como uma testemunha “viva” aos acontecimentos que certamente marcariam essa fase de sua vida. Sofre de dois lados as angústias que a importunam ininterruptamente. Os problemas familiares, a começar pela perda da guarda de três filhas suas para tentar escapar de um marido que a torturava de todas as formas, a enfermidade de seu filho caçula ainda bebê que a apoquentara, uma vez que ele não conseguiria resistir por muito tempo.                                     A CULTURA

As constantes intrigas com Ocante, seu marido, voltava-se a outra questão para ela como um fator preocupante: os valores culturais. Nhá Dona Badjudessa tem a seguinte visão de que a cultura de uma nação não é um mero objeto que vangloria a sua imagem e denigre a de outros povos, mas algo que caracteriza em particular os costumes impregnados em seu modo de vida num espaço físico de onde se originara, não julga outra cultura desde que essa não se sobrepõe àquela. Mas se rebela diante das imposições dos estrangeiros com ensinamentos provenientes de sua cultura, questiona, por exemplo, a religião por eles impostas, fator que influencia em peso a vida de um povo ausente de conhecimentos no campo sócio-educativo-econômico e político. Ocante figura-se nesse indivíduo que cultua um Deus padrão, um Deus importado, irracionalmente, acolhendo-se ao comodismo. Atitude que provoca em Badjudessa uma reação de repugnância, pois que vê o seu marido como um acorrentado aos preceitos dos dominantes estrangeiros.

A FUGA

Decide mediante o medo que a assombra, de os “demônios”, como ela  denomina os paisanos, as tropas de segurança do governo ditatorial, a fugir da cidade onde se encontra para acolher-se noutra longe das ameaças a vidas inocentes, ressaltando as crianças como as maiores vítimas. Vítimas não só das violências físicas, mas das mentes em processo de formação a essas almas infantis.

OS CAMARADAS

O fim do colonialismo português que dominara por séculos o país, marcava os primeiros momentos da independência sobre uma nação que sonhava e se despertava com o sopro da liberdade. Uma tropa de guerrilheiros conhecidos como os Camaradas eram aos olhos do povo guinebissauense os salvadores da pátria, uma vez que declamavam sonoramente em seus ouvidos discursos de mudanças no país.Inicia-se a partir da chegada dos camaradas o “Primeiro Julgamento”, composto por quarenta e quatro capítulos que abordam delinearmente o abuso de autoridade no comando dos camaradas depois de se apossarem do poder.
No começo, visto por uma nação oprimida, como heróis, de repente, os camaradas se  transformam. Tornam-se vilões, até piores, dentro de uma ótica em que se comparam as fases de um período dividido por antes e depois do fim do colonialismo português. Antes, era um governo explorador que saqueara todas as riquezas naturais de uma terra, mas, sobretudo, os sonhos de uma nação em ser livre e independente para bordar o enredo de sua própria história. Depois, predominou um governo com um discurso ilusório, formado por líderes nativos da própria terra, ao declarar que a nação não mais viveria sobre a escravidão que a impedia sequer de sonhar com um país em que todos poderiam um dia almejar a felicidade.Esse mesmo governo traía a confiança de sua própria nação, praticando os mesmos atos do governo da era colonial. Um governo que vivia sob as sombras da corrupção ao importar bens materiais e nutrir-se dos valores culturais da nação estrangeira.Para um povo, o pior governo comparado à época em que seu país era um território pertencente ao domínio português. Pois, que vivia sob um sistema ditatorial em que a censura e a reprimenda espalhavam terror e medo nos corações de uma nação sofrida, enquanto que no governo da era colonial, via-se uma mão cuidando afavelmente de seu povo, embora com a outra martirizasse o povo desta terra.Mas, o espírito de luta houvera de se impregnar em muitos corações daqueles que clamavam por justiça diante de tanta crueldade para com o povo guinebissauense, sem abrirem mãos de um antigo sonho: um país livre, um país independente, um país autônomo para conduzir sua nação no caminho do progresso e de todas as virtudes que realçam o ser humano.

DEMOCRACIA

Nesse momento, surgem novos heróis no cenário político com uma ideologia que tomaria o país a um novo rumo, onde não se pudesse seguir, ou melhor, se acorrentar num pensamento modelo, o pensamento dominador.Um novo sistema de governo sob o qual fluiriam pensamentos diversos em prol do desenvolvimento do país. “Democracia” era a nova linguagem do discurso que soava aos ouvidos de milhares de nativos do pedaço de terra do continente africano, os quais aspiravam uma nova esperança.Dentre os novos pensadores no meio político, desenhava-se um novo protagonista chamado Butcheri. Homem que possuía uma grande bagagem no campo sócio-político-econômico e cultural, letrado e amador da causa em favor dos oprimidos pelo governo ditatorial.Um político que conseguiu seduzir o coração, por exemplo, de um jovem que até então não se deixava influenciar por discursos demagógicos daqueles que ocultavam suas faces sombrias.  Di Ocante, desde o primeiro instante, viu em Butcheri um líder nato cujo pensamento ideológico sobrelevava-se a todos os demais que seus ouvidos haviam testemunhado, a tal ponto que se fizera um discípulo.Mas para o jovem a sonhada democracia estava longe de romper-se da esfera imaginária para vir a ser um sistema anti-ditatorial a aprofundar suas raízes nas mentes novas de todos os nativos de coração, sendo políticos ou pensadores críticos, para iniciar uma mudança no país.Povo, na sua visão considerado criaturas irracionais que se acomodavam em seus espaços, mesmos estes não oferecendo condições propícias para as suas sobrevivências. Todavia, este mesmo povo portava conhecimento sobre a democracia a ponto de ter se iludido com discursos inexpressivos quanto à implantação do novo sistema de governar o país. Essa ilusão mais tarde tornou-se para a nação guinebissauense desilusão amarga diante das urnas cuja apuração do resultado para presidente do país foi fraudada por meio de artimanhas diversas. Novamente o país ficava refém de uma máfia considerada a praga da nação em que cada indivíduo nascido e criado nesta terra se asfixiava em seu próprio pensamento, uma vez que este recuava e se isolava diante da censura implacável que calava a mão de ferro quem se manifestasse contra o governo.
GENERAL BRUTO CORAÇÃO DE LEÃO 

Mas, o fim de uma era de puro despotismo em que a vida e a morte se confrontavam constantemente em meio aos gritos de intensa dor e revolta era chegado. Chegado também o início de uma nova transição que não se saberia dizer por onde apertasse a alavanca. Pois que em cada rua da capital, da oprimida Guiné-Bissau via-se através dos olhos de Di Ocante um ambiente descaracterizado, completamente desconhecido daquele que fora o centro de combate entre duas forças: povo x governo. Dessa longa luta travada, um vencedor haveria de dar sinais de seu triunfo sobre o seu inimigo gradativamente, visto que o derrotado, imbatível em sua força descomunal e vencido quase todas as batalhas se extinguiria como uma última chama sob o forte vendaval.Eis que naquele instante, o filho de Nhá Badjudessa via com olhos inacreditáveis um homem tido como força sobre-humana, algemado feito um criminoso comum chamado General Bruto Coração de Leão. Um anti-herói que mudaria para sempre a vida de uma nação sofrida e oprimida em seus sonhos, desejos e pensamentos depois de, finalmente, perder uma luta interminável que preservava o seu reinado.


Professor e Escritor, Hélios J. Rodrigues                                
                                                                                                                                                                                                                                              heliosrod@hotmail.com



NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA

Minha foto
Seja bem-vindo ao blogger das minhas obras literárias. Também, neste blogger, reflete sobre a realidade africana que se resume no contexto da Guiné-Bissau.

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA