quinta-feira, 19 de abril de 2012


CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental

Assim dizem: a CEDEAO quer reconhecer o governo saído de Golpe de Estado. Quer reconhecer ou vai reconhecer? Guineenses, por favor, vamos parar de ver e falar das coisas concretas, ou seja, que estão acontecendo, e partimos a refletir e abstrair sobre tais coisas. Visto que, todos os problemas da Guiné-Bissau nunca nasceu de um simples acaso, mas, foi e é uma armação, um projeto de longo prazo. Por que você tem medo de afirmar que existem pessoas ou guineenses legítimos pagos ou manipulados, para criar instabilidade e entregar ou transformar os nossos valores aos valores regionais? Ainda mais, pensa que é por acaso que o CEDEAO, segundo o noticiário, no site, bissaudigital, financiou o candidato independente, Serifo Nhamadjo? Por favor, acorde-se e reflita-se um pouco sobre a figura desse homem. Será que ele não carrega nenhum valor semelhante aos valores dos nossos vizinhos?
Guineenses, vamos parar de desencadear lutas superficialmente visíveis e pensar na profundeza intenção desses países que nos cercam. Tudo bem. Vamos percorrer os nossos olhares para aqueles que estão vivendo geograficamente a situação idêntica da nossa: Israel. A situação de Israel não é tão diferente da nossa. Esse país divide fronteiras com Líbano ao norte, Síria e Jordânia ao leste e Egito ao sudoeste. Entre tanto, o Estado de Israel é único na região, com a cultura e a religião própria, diferentemente dos demais. Havia os pretextos, as lutas, as intrigas para submeter esse Estado ao domínio dos valores estranhos, mas, sem nenhuma solução. Agora, se Israel fosse um país analfabeto, egoísta, que exaltasse as culturas, a língua e os costumes estranhos, que pensasse mais no Eu, que deixasse ser alienado por valores materiais, hoje estaria vivendo num beco sem saída. Projeto dos vinhos do povo israelita falhou e este país continua firme, marcando um Estado diferente, com a história diferente. Povo israelita sempre, nos momentos difíceis se junta para uma única causa: interesse da nação israelense. Eles nunca se entregam no choro desesperado: por favor, Comunidade Internacional vem nos salvar! Por favor, Portugal vem nos salvar! Por favor, CEDEAO vem nos salvar, etc. Mas, sim, eles acreditam na Unidade Nacional e não unidade pendurada, apenas nos discursos como a nossa Unidade Nacional, na Guiné.
           Para tanto, caso não mudarmos a maneira de pensar a Guiné-Bissau, nunca encontraremos solução para o nosso problema. Se pensarmos que o estrangeiro que vai resolver os nossos problemas, nunca encontraremos a solução para o nosso problema. Em cada noitada, na cama, devemos pensar e elaborar as estratégias, para livrarmos das perseguições e da caverna que fomos submetidos. 07 de junho de 1998 é um exemplo evidente para refletirmos sobre a dita Comunidade Internacional. Na minha modesta opinião, tenho a certeza que o sonho dos nossos vizinhos vai se concretizar: a falar a mesma língua, a praticar a mesma religião e mais outros valores estranhos.  
Marcelo Aratum   
aratum22@yahoo.com.br

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA

Minha foto
Seja bem-vindo ao blogger das minhas obras literárias. Também, neste blogger, reflete sobre a realidade africana que se resume no contexto da Guiné-Bissau.

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA