quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BIOGRAFIA


Marcelo José Mendes Aratum nasceu em Bissau, Guiné-Bissau, 14 de julho 1974. Filho de pais camponeses, Cecília Mendes, da etnia mandjaco e de José Mendes Aratum,Pepel. Mendes Aratum é o único filho homem, na parte da mãe, dentre cinco irmãs Isabel, Sábado, Laurinda, Deodata (Mana) e Goia Aratum. Com dois anos, devido à doença do tio materno, em Caió, Aratum deixou Bissau, com a família, para viver na cidade de Cacheu, onde iniciou seu estudo primário e, nela, viveu toda a sua infância e juventude. Em 1983, após os primeiros estudos primários (quarta série), Mendes Aratum se transferiu para Canchungo, cidade próxima, para continuar seus estudos. Em 1988 a 1989, Aratum foi obrigado abandonar o estudo, para apoiar a mãe na construção da casa. No mesmo ano, 1989, foi levado a participar, na terra natal da mãe, em Caió, no evento cultural que acontece de dez em dez anos. Em 1990, à procura do estudo, ele seguiu-se para Bissau, mas, só se matriculou, no ano seguinte, devido à burocracia do Liceu Samora Moisés Machel. Em 1995, concluiu a décima-primeira-classe (Ensino Médio, no caso), no liceu Agostinho Neto. Um ano depois, fez-se professor de matemática na escola “Amizade Guiné-Bissau / Suécia” (Peré). Em 1997, começou cursar a “electrotecnia” no SITEC, a maior Empresa de Informática do país. Nela, também, trabalhou como instrutor no Cyber-Café. Marcelo Aratum interrompeu suas atividades, quando explodiu o conflito político-militar, em junho de 1998. Era nesse mesmo conflito, que ele perdeu a mãe e sem falar do pai que havia morrido havia doze anos. Em 2002, conseguiu a bolsa de Estudo para o Brasil, em Goiânia, cidade, na qual, teve seu primeiro querido filho, Nanito Soares Aratum. Em 2005, graduou-se em Letras, pela Universidade Católica de Goiás. Ainda estudante, escrevendo esta sua primeira obra e lecionando ao mesmo tempo, nos colégios: Língua Portuguesa, Inglesa e suas respectivas Literaturas. Em 2007, concluiu a sua Pós-Graduação em Docência Universitária, pela mesma instituição universitária. Publicou vários artigos Guiné-Bissau, A República SequestradaPalco de ManobrasCarta de ReflexãoNão Intelectualismo Executivo, etc. Atualmente, exercendo diversas funções e, ao mesmo tempo, professorando.

Marcelo Aratum
noitedaslagrimasemafrica@yahoo.com.br

ESTE É O VERDADEIRO MUNDO, NO QUAL VIVEMOS: Bashar Al-Assad ao lado de um dos mais ditadores universal, Sarkozy
Mais de quatro mil manifestantes, inclusive as crianças morreram desde o início das manifestações que está acontecendo na Síria contra o presidente ditador Bashar Al-Assad. Os militares desse ditador viram que só matar os revoltosos nunca vai pôr fim ao levante, mudaram de estratégia, tendo alvo aos olhos dos manifestantes, deixando-os cegos com balas de borracha. Sabe o que os “GRANDÕES, ” do mundo dito ocidental dizem? Não? Culpa não é sua. Porque o instrumento ou a máquina fundamental da repressão do capitalismo, chamado a imprensa televisiva, jornalística não bombardeia as informações manipuladas como havia acontecido com o grande opositor e defensor do continente África, contra os interesses ocidentais, Muamar Kadafi. EUA, França, Inglaterra afirmam que querem que a solução da Síria seja feita na diplomacia. Por que isso? É desse jeito. Eu havia dito em vários artigos, inclusive neste  site http://www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=6782 que, esta PESTE que nós temos hoje, neste mundo, no qual impera toda a crueldade em nome de Deus, nunca e jamais disponibilizará suas fortunas em defesa dos povos sofridos sem nenhum interesse. Eles nunca têm pena de ninguém, essa é uma realidade e a sua história nos diz tudo. Usam bilhões e bilhões para derrubar os presidentes que pretendem ameaçar seus interesses, caso contrário, como acontece com os dirigentes da África Negra, mesmo morrendo por dia centenas e centenas de crianças, ou seja, como morrem não se preocupam. Agora olha para mim! Eu não estou falando com este, eu estou falando com você, africano. Você que vê como qualquer ser com os olhos podem ver, e não observa; você que ouve como qualquer ser com os ouvidos, e não escuta, etc. Pare de depositar ou entregar o seu destino a esses monstros que estão comendo você por dentro há séculos. O mundo está correndo, afastando-se desses monstros, levante-se e  corra, por que senão, a sua situação vai se piorando ainda mais. Pare de gritar nome deles e grite com toda a voz os nomes daqueles que estão se afastando dos monstros. Não deixe que seja manipulado com os objetos luxuosos e discursos bonitos, até porque você não é um animal, mas, caso isso vem acontecendo, eu mesmo diria que somos. Por que viver não é simplesmente viver, mas viver bem, viver com a dignidade, viver com a paz e viver sem medo.

Marcelo Aratum
aratum22@yahoo.com.br

SEGUNDA-FEIRA, 23 DE JANEIRO DE 2012




AS LÁGRIMAS DE UMA MULHER: OS CULPADOS


Sei que sou culpada. Mais que você, não sou. Esta lágrima saltou-se de um só olho, porque alguém é culpado por isso. Esse alguém é você. Você que não pensa em nós. E, só pensa no EU. Depois você fala que não bateu em mim. Mas, como? As lágrimas nunca escorrem num só olho de graça. É verdade que você vive machucando o meu coração com suas palavras e ações monstruosas. E, se tudo tem limite, o meu amor por você também tem, mas, as lágrimas nunca terão. Eu te amo, mas nunca saberá disso, e eu sei. Muito embora o seu coração é igualzinho a de um robô: sem sangue. Muito embora os seus olhos é igualzinho a de um robô: sem lágrimas. Mesmo assim, eu te amo e nem sei explicar isso ao meu pai, que tinha um perfil igualzinho a seu, com a minha mãe. Infelizmente, hoje não estão aqui, mas, estão lá! Sei que um dia, que nem sei quando, mas, em breve, pelo seu coração de ferro, vou lá! 
Marcelo Aratum
aratum22@yahoo.com.br

TERÇA-FEIRA, 10 DE JANEIRO DE 2012

TRISTEZA , DOR e ANGUSTIA

Outra vez, a notícia triste acordou Guiné-Bissau. Um país que sempre viveu com a dor, angustia desde chega do mal, no século XV. O mal que se estendeu até os nossos dias, com seus vírus mortíferos. Vem a se fortalecendo ainda mais nestes últimos anos, e, consequentemente, menos de quatro anos tombaram dois presidentes em pleno exercício.
Neste momento, não sei explicar a ninguém como que os males estão se preparando, depois da morta de uma parte da esperança da nação guineense, para atacar de novo, criando outras instabilidades e banho de sangue. Mas, só sei que, no dia 09 deste ano, 2012, segundo disseram, caiu um homem que tinha amor à vida e amor ao seu povo. Um homem que conseguiu derrubar as tempestades com seu coração doce quanto seu pensamento. Um homem que falava com seus terríveis oponentes, vestidos com a camisa de fogo, mas, este tal homem usava o sorriso para apagar o próprio fogo. Vivia lutando, mesmo desgastado com a doença, mas, sentava e tentava utilizar o seu principal ferramenta, a palavra, para convencer os não convencidos. Geralmente chorava que queria viver, para organizar e desintoxicar a mente daqueles que se acham que o país deve ser conduzido aos seus bel-prazeres. E, que deve prevalecer mais a presença do corpo que a mente. Torturando até a morte seus contrários. O homem morreu, e não morrerá a sua emocionante história. Creio que o amanhã saberá que um dia, neste país, viveu um homem com a mente forte, chamado Balam Bacai Sanhá. Saberá que tantas vezes ele tentou chegar ao alto cargo da nação, mas, após de dois anos do sonho concretizado, foi jazido pela doença fatigante. Deite em paz na nossa mente. 
Agora. Dentre a monstruosa política vigente na Guiné-Bissau, provavelmente ninguém teria a coragem de olhar o problema da nação e pedir que se organizem as eleições depois da sua data prevista. A não ser esta: temos que respeitar a constituição e cumprir a sua determinação. Claro, todos os guineenses concordariam com a suposta alegação, porém, não devemos também ignorar a realidade péssima que o país está vivendo neste momento e partir para questão pessoal ou partidária.
A quem se acha é principal substituto desse grande e glorioso guineense, deve fazê-lo nos momentos apropriados sem criar tumulto, ou seja, usar mais a inteligência. Caso contrário, continuará para sempre o indesejável. O pior de tudo seria a própria nação guineense o principal derrotado.
Marcelo Aratum
aratum22@yahoo.com.br

QUINTA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 2012

PÁGINA DA REFLEXÃO


RÁPIDAS MELHORAS
Este é o meu presidente da república, com seu estado de saúde debilitado. O mundo nem sabe, nem importa a saber dele. Diferentemente dos outros presidentes, com dor nos dedos, vira notícia internacional, embutida de emoções, levando-nos a chorar com as velas em mãos.
Mas, isso não deve te preocupar o nosso glorioso e soberano Malam Bacai Sanhá. O mundo não fala da sua doença, até porque ninguém é obrigado a falar de ninguém, mas, saiba que, neste momento, todos nós, guineenses, estamos pedindo que o ano 2012 traga para Vossa Excelência as rápidas melhoras. A sua excelência tem um valor acima de qualquer valor internacionalmente falando. Um presidente que preside o país com coração humano, reflexão, diálogo, sorriso e muitos outros valores. Se o valor não vem de fora, ele flutua dentro da própria nação, então, nós nos valorizamos: Sanha, você está acima de qualquer um. Estamos juntos nessa sua doença. Continue acreditando em viver e nos guineenses que os elege. Feliz 2012, Sanhá presidente.          

Marcelo Aratum
aratum22@yahoo.com.br

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA

Minha foto
Seja bem-vindo ao blogger das minhas obras literárias. Também, neste blogger, reflete sobre a realidade africana que se resume no contexto da Guiné-Bissau.

NOITE DAS LÁGRIMAS EM ÁFRICA